quinta-feira, 2 de março de 2023

KD1JV Designs "The Mountain Top'er" alimentado por USB-C

 Em portátil, seja no SOTA ou POTA, WWFF ou qualquer outra "desculpa" para levar o rádio para fora de casa, em QRP ou Low Power o problema que mais questões levanta é o da energia.

Peso, tamanho, autonomia são os principais critérios da nossa fonte de energia, e o preço é sempre inversamente proporcional a qualquer um dos três. O principal compromisso, e falo do orçamento energético, é a potencia do rádio levando muitos a optar por fazer as suas atividades em QRP, e usar equipamentos tipo QRP-Labs ou MTR que se melhor encaixam nesta solução pelo seu baixo consumo de corrente.

O protocolo USB-C permite comandos para alterar a potencia da porta. Posto isto, segundo a especificação, é possível retirar 5V, 9V, 12V e 20V de um Power Bank com USB-C PD. No meu caso adquiri um que faz a seguinte.

Especificação:

- Tipo de bateria: Li-Po de alta qualidade e alta densidade
- Capacidade: 20000mAh / 3,7V
- Entrada micro USB/Tipo C: DC 5V/2.5A; 9V/2.0A; 12V/1.5A (18W)
- Saída USB QC3.0: DC 5V/3A; 9V/2.0A; 12V/1,5A (máx. 18W)
- Saída tipo C: DC 5V/3A; 9V/2.23A; 12V/1,67A (máx. 20W)
- Dimensões: 137x68.75x28.2mm
- Cor: Preto
- Peso do produto: 405g

 Energia de sobra e várias opções de entrega de potencia.

Falta convencer o Power Bank a debitar 9V ou 12V de acordo com o nosso rádio. Uma solução pode ser esta Gatilho 5 5A V 9V 12V 15V 20V 

Trigger USB-C
A versão da imagem é disponibilizada com bloco de 2 terminais com parafuso que podemos usar para ligar o cabo de alimentação do nosso equipamento.

Esta será a melhor solução de comunicação com o power bank. Podemos até fazer isto com um vulgar carregador de telemóvel que suporte esta função.

No meu caso escolhi um pequeno multímetro USB-C.

Podem ver na figura em baixo.

 

A minha solução adiciona alguma complexidade, porem permite controlo e medida de tensão, corrente e energia.

  

A configuração tem de ser feita por menu, mas o pequeno display torna a operação intuitiva.

A regulação da tensão, e proteção contra curto-circuito e ainda descarga é tudo feito pelo Multímetro USB-C e pelo Power Bank. Só temos de construir um cabo USB-C para ficha DC (Barrel plug) presente em muitos equipamentos do género. Existem cabos USB-C não terminados e apenas com os fios de alimentação numa ponta para este efeito.

Apesar de medir cerca de 40mV pico a pico de ruído, esta é coerente nos vários débitos de corrente que solicitei. Mesmo com a simplicidade do circuito do MTR não se nota no áudio e a transmissão parece limpa. talvez a ferrite colocada no cabo ajude.

A maioria destes equipamentos QRP em Kit consome menos do que os 1,5A máximos de debito anunciados pelo fabricante do Power Bank. Quem tiver um FT-817 pode alimentar o rádio nas potencias mais baixas e abraçar o desafio.

Pormenor do TC66C

 

Esta ideia teve inspiração deste vídeo:


 

 




 


Sem comentários:

Enviar um comentário